Sertão - RS - Brasil
Endereço RS 135 - Km 34 - Sertão - RS - Brasil

Como gerenciar a atividade pecuária da sua fazenda?

A pecuária é um setor altamente competitivo, e para ter sucesso, o pecuarista precisa tratar sua fazenda como uma empresa, traçando metas, fazendo planejamento e calculando todos os custos que envolvem a atividade.

Essas práticas de gestão nem sempre são fáceis de implementar na propriedade rural, mas estão se tornando cada vez mais essenciais para a sobrevivência no mercado.

Gerencie a sua fazenda coletando dados

Gerenciar uma fazenda é uma tarefa desafiadora que requer muita habilidade e conhecimento. Além de lidar com os desafios diários da produção, os proprietários de fazendas precisam tomar decisões estratégicas que afetam a longo prazo a produtividade, a eficiência e a rentabilidade do negócio.

Dessa maneira, coletar e analisar dados é uma estratégia importante para tomar decisões informadas e melhorar a gestão da fazenda.

A coleta de dados pode ser feita por meio de várias ferramentas e tecnologias, incluindo planilhas, softwares de gestão e dispositivos móveis. É importante definir quais informações serão coletadas, como a tomada de decisão sobre o confinamento do animal, a genética utilizada, a qualidade dos medicamentos, a tecnologia empregada e a nutrição.

Gerencie a sua fazenda analisando dados

Ao analisar os dados de custos, é possível identificar as áreas em que a fazenda está gastando mais dinheiro e onde há oportunidades de redução de custos. Isso pode incluir a identificação de processos ineficientes, o uso excessivo de insumos ou desperdícios.

Os dados de mercado também são importantes para a análise da fazenda. Ao avaliar as tendências do mercado, os proprietários podem ajustar sua produção para atender à demanda e garantir a rentabilidade do negócio.

Com base nessas análises, é possível criar um plano de gestão da fazenda que inclua metas específicas e ações para alcançá-las.

Gerencie a sua fazenda com manejo adequado do pasto e dos animais

Quem tem uma fazenda sabe que cuidar dos animais é um das partes mais importantes, sendo fundamental oferecer uma forragem que permita tenham uma dieta adequada durante o dia, para que eles atinjam o ganho de peso adequado e sejam mais saudáveis.

Para isso, é necessário ter uma boa estrutura de pasto, escolher forrageiras adequadas para o tipo de solo da propriedade e ter técnicas de manejo para inserir e retirar o animal daquele ambiente.

A HaramaQ tem a linha completa de vagões misturadores, Prohmix, que permite o incremento de grandes quantidades de feno ou pré-secado, com uma estrutura robusta e compartimento de carga em aço inox, desenvolvidos especialmente para pequenos e médios produtores de leite e corte.

Gerencie a sua fazenda tendo um número saudável de animais

Antes de investir em mais animais, é fundamental avaliar a infraestrutura da propriedade. A capacidade da pastagem, a qualidade da água e a infraestrutura disponível para abrigar os animais são alguns dos pontos a serem considerados. A falta de atenção a esses aspectos pode trazer muitos prejuízos financeiros e até mesmo na diminuição da produtividade.

Dessa maneira, aumentar o rebanho sem considerar a capacidade de suporte da pastagem pode levar a uma superlotação, causando o esgotamento do pasto e a queda na qualidade do alimento oferecido aos animais. Com isso, a produtividade do rebanho pode diminuir, resultando em uma diminuição no lucro ou até mesmo em prejuízo financeiro.

Outro fator importante é a qualidade da água disponível para os animais.

É importante que a água seja limpa e fresca para que os animais consumam a quantidade adequada, garantindo seu bem-estar e o aumento de peso. Além disso, é necessário oferecer áreas de lazer para o rebanho, com sombra e água disponível para beber e se refrescar.

Ao avaliar esses aspectos, o produtor pode identificar as melhorias necessárias para a sua propriedade. Por fim, é importante lembrar que investir em animais de qualidade genética é fundamental, mas é preciso oferecer as condições adequadas de manejo e alimentação para que esses animais possam expressar todo o seu potencial.

Portanto, a gestão eficiente da fazenda é fundamental para a sobrevivência da pecuária no mercado competitivo.

A HaramaQ tem um programa de gestão, capaz de auxiliar nesses indicadores e na tomada de decisões mais assertivas e lucrativas para a sua propriedade. Conte sempre com a HaramaQ como parceira do seu negócio, clique aqui e saiba mais.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial HaramaQ www.haramaq.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×