Sertão - RS - Brasil
Endereço RS 135 - Km 34 - Sertão - RS - Brasil

Argentina suspende exportações de carne bovina por 30 dias

Considerado o quarto maior exportador mundial de carne bovina, a Argentina suspendeu as exportações do produto por 30 dias, enquanto define medidas de emergência para frear o aumento do preço no mercado interno, anunciou o governo. Só em abril, a carne bovina subiu mais de 60%.

A decisão foi comunicada pelo presidente Alberto Fernández aos representantes do setor exportador de carne, durante um encontro na Casa Rosada, sede do governo. O presidente afirmou que a questão da carne saiu do controle, isso porque o preço sobe mês a mês sem justificativa.

A medida vai favorecer o produtor carne brasileiro, visto que a tendência é que, com a pausa das exportações argentina, a busca por carne brasileira aumente, contribuindo para o crescimento do setor.

Exportações em queda

A Argentina tem uma das inflações mais elevadas do mundo. Em abril, o índice atingiu 4,1% e acumulou alta de 17,6% nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com o Indec. A carne pressionou o índice. Diferentes cortes de carne bovina aumentaram 65,3% em abril em comparação ao mesmo mês em 2020, segundo o Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina (Ipcva).

A alta nos preços acompanha a queda nas exportações. No ano passado, as vendas de carne e couro bovinos para o exterior alcançaram US$ 3,368 bilhões, recuo de 16,5% na comparação com 2019.

A Argentina vem arrastando há anos uma recessão com alta na inflação. Ela foi agravada pela pandemia do coronavírus e levou a pobreza a 42% da população. Especialistas esperam inflação próxima a 47% neste ano, puxada principalmente pela alta nos preços dos alimentos.

As exportações agrícolas representam a maior fonte de divisas do país, que fica atrás de Brasil, Austrália e Índia no ranking mundial de exportação de carne, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

As principais associações agrícolas da Argentina anunciaram uma paralisação de nove dias na comercialização de gado em protesto contra a suspensão das exportações. Em protesto, os produtores de carne argentinos anunciaram uma interrupção da comercialização de seus produtos a partir de zero hora de quinta-feira, 20.

Fonte: O Globo

Leia mais notícias: clique aqui.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial HaramaQ www.haramaq.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×