A utilização de cevada na alimentação animal tem avançado Brasil adentro. Isso porque o uso da cevada úmida na alimentação animal é cercada de benefícios.
Por exemplo, a cevada é considerada um alimento de alto valor energético e complemento volumoso em relação a outros alimentos utilizados com frequência na dieta animal, como o milho e outros produtos que tem o seu valor energético derivado do amido.
A cevada úmida também possui cerca de 65% de energia, algo entre 20% e 25% de matéria seca, um teor de proteína bruta que pode variar entre 23% e 28%, e aproximadamente 48% de fibras.
Existem contraindicações para o uso de cevada úmida?
A única contraindicação do uso de cevada úmida na alimentação animal é com relação às vacas leiteiras em período de recria ou lactação. Isso porque a baixa digestão da cevada pode comprometer a produção leiteira durante este período.
Já o uso na alimentação de gados de corte, o uso da cevada deve garantir apenas entre 30 a 40% da sua alimentação diária. E para bezerros e bezerras o seu uso deve ser iniciado após os seis meses de idade.
É importante enfatizar também que a introdução da cevada úmida na alimentação do gado deve acontecer de forma lenta para que haja a fácil aceitação do alimento por parte dos animais.
A HaramaQ conta com uma linha completa de máquinas que farão do processo de alimentação do seu gado uma tarefa ainda mais simples. Venha evoluir o seu campo com a gente!
Leia outras postagens clicando aqui e siga-nos no Instagram.